Os 21 (28) dias de purificação e o ciclo lunar

Tempos atrás, pesquisando, encontrei a informação de que os famosos 21 dias de purificação que se seguem à iniciação eram uma expressão literária, porque conta a tradição que Usui jejuava 21 dias. Achei coerente.

Tenho percebido que na maioria dos casos a energia reiki realmente mexe com as pessoas iniciadas, num processo de purificação, é uma fase de mudanças, obviamente. E pela observação chego a conclusão de que esse processo não deva ter tempo determinado, parece depender de cada caso.

Mas mesmo que o número tenha sido fixado baseado em uma tradição literária, considero importante o recém-iniciado ater-se à observação atenta de si durante este período: fazer assiduamente as práticas indicadas pelo seu iniciador e manter a atenção no que ocorre, lembranças que surjam, sensações que sinta, com o objetivo de viver atentamente esse período, nada mais.

E tenho até recomendado manter essa atenção por um perído um pouco maior: 28 dias. Isso traz duas vantagens:

1) É o tempo de período de um ciclo lunar e o reikiano pode aproveitá-lo para aprimorar a sua auto-percepção sobre as energias envolvidas nesse processo de mudança. O que está ocorrendo é que você está saindo da sua “zona de conforto” energética, e a variação da influência durante todo lunar torna essa “mexida energética” mais perceptível, com isso desenvolve-se uma melhor auto-percepção.

2) É o tempo necessário para instalar um novo hábito. Hábitos estão ligados a repetição e tempo. Ao repetir uma ação ao longo de um certo tempo você cria um hábito. E esse período no qual o seu iniciador lhe dá uma tarefa (seja fazer a auto-aplicação no estilo ocidental, Kenyoku ou Joshin Kokkyu Ho, etc) você pode aproveitar para substituir algum hábito indesejável pelo hábito de exercitar sua ligação com a energia.

Como diz consultora Eliana Bussinger*:

“Se você chega um dia em casa depois do trabalho e antes mesmo de lavar as mãos, abrir a geladeira para beliscar qualquer coisa, e fizer isso de novo no dia seguinte e por mais 26 dias – dizem os especialistas -, está instalado o hábito! Vinte e oito dias bastam!

Se o hábito já se instalou como um hóspede indesejável, você consegue se livrar dele em 28 dias ou em 28 repetições regulares, desde que instale no mesmo lugar outro hóspede (…).”

Se ao chegar do trabalho, em vez de abrir a geladeira, (pegar o prato do jantar e ver televisão, ou conversar com o vizinho, ou fumar um cigarro, …) você vai direto para seu quarto e pratica o auto-tratamento, fazendo isso conscientemente em 28 dias, faça chuva ou faça sol, seja lua nova, minguante, cheia ou crescente, substitui o hábito indesejável pelo hábito de sentir sua energia com precisão, cuidar de você.

Vinte e oito dias e pronto!

- – - – - – - – - -

* Eliana Bussinger, Vigilantes do Bolso – Disciplina para seu bolso e seu corpo, Edt. Campus

About these ads
Comments
2 Responses to “Os 21 (28) dias de purificação e o ciclo lunar”
  1. Olá,

    Os 21 dias de purificação estão ligados ao conceito de chakras, em que são considerados os 7 grandes chakras e um tempo de 3 dias para cada um deles. Totalizando 21 dias.

    A cada 3 dias a energia se move para um novo chakra e a eles podemos vincular uma interpretação psicológica, por exemplo, quando a energia chega ao chakra cardíaco questões referentes a família e amor tornam-se mais ativos e aumenta-se a consciência sobre eles, ao mesmo tempo em que a purificação referente a estas questões se processa.

    Espero ter colaborado.

    • terapiareiki disse:

      Obrigado pela contribuicao Luis!
      É intessante vermos como a questão energetica é rica de observações, interpretações e práticas!
      Apareça sempre. Em breve teremos disponível a versão em portugues da abordagem dos 5 Elementos & Reiki.
      Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 33 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: