Reiki e Diagnósticos

Alguns fatos e reflexões:

– Vários são os livros e sites salientando que os Terapeutas Reiki não necessitam de qualquer diagnóstico ou anamnese para proceder ao reequilíbrio energético de seus clientes. Isto é verdade e o próprio SINTE o afirma na TS – 003.

– E na maioria das vezes noto, que ao fazer esta observação, os autores se referem a um diagnóstico médico-clínico, a questão de um diagnóstico energético, passa ao largo.

– Outro fato: em um curso de fim-de-semana não é possível treinar um reikiano em diagnósticos energéticos.

Mas qual seria a utilidade do terapeuta realizar um diagnóstico energético prévio e acompanhar o progresso do seu cliente em direção ao seu reequilíbrio? A energia reiki não é inteligente e atua onde é mais necessário?

Sim a energia é inteligente, mas existem várias vantagens em um diagnóstico e acompanhamento do quadro energético do cliente. Na verdade isso é o que diferenciará um Terapeuta (na acepção do termo) de um praticante reiki comun:

O Terapeuta Reikiano recebe clientes os quais ele harmoniza, ele trata bloqueios no fluxo energético. O cliente geralmente chega com uma queixa inicial e durante o tratamento, vários materiais psíquicos reprimidos afloram à sua consciência, a energia reiki catalisa a manifestação de emoções e processos processos energéticos próprios que estão então disponíveis para serem trabalhados terapeuticamente. Quando o terapeuta tem consciência do estado energético inicial e acompanha o processo energético que está ocorrendo com seu cliente, então ele tem a condição de trabalhar todos estes materiais que vão surgindo ao longo do tratamento. Como ele trabalha isso? Aqui também há uma ressalva, ele trabalha com aconselhamento energético, não psicológico.

Algo que eu achei fantástico na abordagem da Terapia Reiki dos 5 Elementos é exatamente essa possibilidade de um trabalho consciente de início ao fim do tratamento, dando ferramentas para aconselhamento sem entrar nem no âmbito físico (médico) ou psicológico (psicólogo) e registrando de forma objetiva (não dependente da paranormalidade do Terapeuta) o progresso do tratamento e os resultados obtidos.

Segue um exemplo retirado do curso do Prof. Taggart King:

“Iniciei a série de tratamentos em J.I. apalpando seu Hara e obtive a percepção de que a área mais suave estava no elemento Fogo, e a mais rígida no elemento Metal.

Fogo estava em deficiência, então não suportava o elemento Terra, o qual também estava um pouco em baixa. O Fogo controla o Metal, mas como como Fogo estava muito em baixa, não podia controlar Metal, que ficou fora de controle (excesso). Talvez o elemento Metal tenha ficado com tal excesso que exauriu completamente o seu elemento controlador (Fogo). Metal controla a Madeira , e ele estava tão ativo que Madeira estava em baixa. Estas interpretações são especulativas, mas vocês podem ter uma idéia de como os diferentes elementos conectam-se entre si, alimentando e exaurindo, controlando ou sendo controlado.

Que estados emocionais esta pessoa está apresentando?

Que pensamentos estão mais presentes no seu dia-a-dia?

Quais partes do seu corpo estão afetadas, de alguma forma?

Relacionando as respostas com as características emocionais, físicas e mentais de cada elemento, o terapeuta traça o ponto inicial do tratamento e ao longo das seções avalia o rumo que o equilíbrio está tomando.

O que alguns praticantes do método dizem:

“Eu agora estou fazendo o diagnóstico dos 5 elementos em todos os meus clientes. Alguns deles aparecem com fortes desequilíbrios (entre os elementos) outros com um desequilíbrio pequeno ou mínimo. Tenho percebido que os clientes que apresentam um forte desequilíbrio inicial tendem a ser aqueles que vêm com uma queixa específica na qual querem trabalhar. Aqueles que vêm procurando relaxamento tendem a apresentar desequilíbrios mais leves”

“Outro cliente disse que sentiu (a aplicação de Reiki) como seu eu tivesse feito uma massagem forte no seu corpo. Ela estava sobre forte preocupação e com problemas em seus olhos. Sua Madeira estava em 100% de excesso – eu ainda não tinha percebido raiva nela mas quando conversamos ela confessou que nutria muita raiva interiormente. Ela também tinha um excesso de Terra (20%) e de Água (60%). Isso tudo tinha relação com o que ela estava passando na vida.”

“Ela tinha Madeira: -10, Fogo: 0, Terra: -10, Metal: 0, Água: +20. É interessante perceber que estão mais focadas no “espiritual”e mantém uma prática diária chegam ao equilíbrio mais rapidamente.”

Claro, o treinamento para isso não se obtém em um curso de 2 dias, e diferencia enormemente um terapeuta trabalhando “às cegas” de um que emprega um método objetivo de análise do progresso do seu próprio trabalho.

Anúncios
Comments
4 Responses to “Reiki e Diagnósticos”
  1. luizm disse:

    Ola,

    excelente texto, excelente blog…
    Gostaria de te onviar a visitar/participar de um peojto meu: o Portal Iniciático(http://portaliniciatico.com.br).

    O Principal Objetivo deste Portal é auxiliar o Neófito (ou iniciante, ou profano, ou infiel ou ainda o curioso) a identificar os diferentes caminhos e assim, permitir que o caminho O escolha.

    Esse conceito de portal é bem diferente dos adotados pelos portais da internet (como UOL, Terra, Globo, etc.) que são concentradores de conteúdo, o Portal iniciático será como um Átrio de um templo Romano, uma área cercada de portas. Cada porta levará a um caminho.

    Nossa missão é apenas dar o conhecimento suficiente para que o Neófito escolha seu caminho, e se prepare para atravessar a porta da Iniciação.

    Visite-nos e diga o que acha.

    Gostaria de contar com você e com os textos no portal.

  2. Ana Freitas disse:

    Gostei muito do artigo,é muito elucidativo.
    Espero que continuem nos ajudando com artigos excelentes como este,que elucidam bem acerca da energia de reiki e seus benefícios.Bem hajam

  3. Ana Paula disse:

    Olá!
    Gostaria de saber para qual endereço de email devo escrever para receber ajuda,através do reiki a distância?
    Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: