Emoções Negativas

“A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no fluxo energético do corpo” ~ Gary Craig, Criador da EFT

Esse é o presuposto básico da EFT, plenamente coerente com a abordagem reikiana. E observem, Gary salienta: “a causa é uma interrupção do fluxo energético”, se prestarmos atenção nesse ponto, chegaremos à seguinte conclusão: tratanto a interrupção do fluxo energético eliminamos a causa da emoção negativa.Vejam a experiência de Gary: 

“As pessoas me telefonam de todas as partes do país solicitando ajuda. Sem que eu pergunte, elas, invariavelmente, começam a me contar em detalhes seus traumas do passado. Isto porque, erroneamente, assumem que eu precise de todos esses detalhes para poder ajudá-las. Para elas, essas lembranças são a causa de seus problemas. (…) Mas as pessoas sempre estranham quando digo para elas que não precisam reviver, penosamente, todos aqueles horríveis detalhes para que EFT possa ajudá-las. Essas memórias podem contribuir para ter-se uma emoção indesejada (você verá mais tarde como), mas elas não são a causa direta.”

Ou seja, a partir deste pressuposto a causa é o bloqueio energético, ao contrário de um psicólogo, o terapeuta energético não precisa saber detalhes do passado da pessoa e nem ela mesma necessita reviver tudo aquilo de alguma forma. A pessoa necessita sim, brevemente, identificar mentalmente o seu problema (e se não quiser nem precisa contá-lo ao terapeuta), uma vez identificado, o bloqueio tem a tendência de surgir instantâneamente e então o terapeuta trata desse desequilíbrio. No lugar de tratar lembranças o terapeuta trata os desequilíbrios energéticos, o que pode ser realizado de acordo com os Wu Xing (Cinco Elementos da MTC). Isto é radicalmente diferente dos métodos convencionais, uma revolução, de explêndidos resultados!

Continua Gary:

“Por exemplo, o método mencionado acima, que “trata das memórias”, se torna patentemente errado à luz dessas descobertas. Naquele método presume-se que as lembranças traumáticas do passado sejam acausa direta da confusão emocional em alguém. Não são não. Existe um passo intermediário…uma peça faltante…entre a lembrança e a confusão emocional. E esse passo intermediário é, naturalmente, o desequilíbrio no sistema energético do corpo.”

E o Reiki coloca literalmente nas nossas mãos está a chave para tratar esses desequilíbrios energéticos. Acho importante refletir e fixar na mente este ponto de vista, pois imersos num ambiente que valoriza os métodos convencionais, podemos realmente perder a oportunidade brilhante oportunidade de manter nosso foco na abordagem energética, “O” diferencial dos terapeutas holísticos.

*citações retiradas do Manual de EFT, disponível gratuitamente para download aqui.

Anúncios
Comments
2 Responses to “Emoções Negativas”
  1. Alessandro disse:

    Excelente texto, muito coerente também com o que a acupuntura prega.
    Obrigado por ter posto um link para o meu blog.
    Não deixe de visitar o meu outro blog (www.zhenjiunews.wordpress.com), sobre acupuntura e terapias correlatas.
    Abração

  2. terapiareiki disse:

    Obrigado Alessandro. Vou visitar sim.
    Apareça sempre.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: