Inimigos do sucesso e da felicidade

Na minha formação em Usui Shiki Ryoho, o tema sobre Reiki & Como ter Sucesso na Vida surgiu no nível 3. Meu professor ensinava neste nível várias técnicas para “realizar desejos”, todas muito interessantes e úteis. Uma delas era a técnica dos 5 Passos, que embora simples, não é muito fácil pois exige uma boa disciplina na sua realização. E o interessante nela é a ênfase que o professor dá definição clara, objetiva, quanificada e datada da sua meta. Se queremos obter, realizar algo, é importante saber exatamente o que quer e quando quer obter. Parece simples, mas muitas vezes temos apenas desejos vagos, não metas objetivas: ser feliz na vida, ter dinheiro, bom relacionamento familiar, etc, são desejos louváveis, claro, mas estão longe de serem metas.

Sobre definição de metas há um livro fantástico, escrito por Brian Tracy: “Metas – Como Conquistar Tudo o que Você Deseja mais Rápido do que Jamais Imaginou”, recomendo é uma ótima leitura. Nesse livro Brian considera que os maiores inimigos da sua felicidade são as emoções negativas:

As emoções negativas puxam você para baixo, drenam suas energias e tiram sua alegria de viver. Desde o início dos tempos as emoções negativas têm causado mais danos aos indivíduos e às sociedades do que todas as pragas da história.Uma das suas metas mais importantes, se quiser ser verdadeiramente feliz e bem-sucedido, é libertar-se das emoções negativas.

E o autor considera quatro fatores como a a causa das emoções negativas:

– justificação,

– racionalização,

– preocupação com a opinião alheia, e

– culpar aos demais.

Segundo ele, uma vez que esses fatores são eliminados do seu pensamento suas emoções negativas cessam automaticamente.

Eu considero a reflexão proposta por ele muito útil e pertinente, mas depois de praticar EFT, ficou claro que falta um elemento nessa equação. Mesmo que eliminemos conscientemente certos pensamentos, no momento que somos expostos à experiências que desencadeiam as emoções negativas, há uma questão energética em jogo.

Quando você está prestes a falar com aquela pessoa sobre a qual guarda tantas mágoas, o seu “circuito energético” rapidamente se reconfigura e cria bloqueios que vão gerar os pensamentos e emoções das quais você quer se livrar. Se por reflexão e disciplina, você consegue trocar os pensamentos isso não garante que as emoções deixem de surgir, não é mesmo?

Está faltando o fator energia. Nesse ponto fico com a afirmação de Gary Craig:

A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no fluxo energético do corpo.

Principalmente porque se você tratar a interrupção do fluxo energético que ocorre a partir de determinado estímulo, tanto os pensamentos quanto emoções negativas a ele associados somem. E somem rápido, surpreendentemente!Somente depois de ter contato com as técnicas de EFT é que pude realmente valoriar todas aquelas “técnicas para realizar desejos” do curso de Reiki, porque comprendi que ao realizá-las na realidade não estava materializando no futuro algo de maneira mágica e sim que o processo era destinado a dissolver em mim mesmo os bloqueios energéticos, as emoções negativas ligadas aqueles desejos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: