Prazer Compulsivo e Reiki

Qual terapeuta não teve um cliente procurando deixar o cigarro ou a bebida, um comprador compulsivo, um jogador inveterado? Não raro essas pessoas já procuraram de tudo para solucionar sua compulsão, e procuram o terapeuta reiki também.

O reiki pode auxiliar nesses casos?

Sem dúvida que pode.

Mas perceba, apesar da energia reiki ser inteligente e atuar em vários níveis do ser, depende da habilidade do terapeuta proporcionar ao cliente o estado de abertura, receptividade e entrega para que a energia faça seu trabalho. Portanto estude e pesquise para melhor auxiliar seus clientes.

Algumas informações:

O mecanismo da compulsão se estabelece em estímulos físicos, químicos e comportamentais em um mecanismo chamado de neuroadaptação:

“Os compradores compulsivos capazes de adquirir tudo o que está nas vitrinas, mesmo sem ter como pagar, sofrem de distúrbio semelhante [aos usuários de drogas]. Vão às compras com sofreguidão, geralmente induzidos por quadros de depressão e ansiedade. No momento em que estão comprando, experimentam sensações de excitação muito semelhantes às das provocadas pela cocaína ou pela maconha; depois, caem em depressão, fadiga e sentimento de culpa, exatamente como os usuários de droga. Cleptomania, ingestão de grandes quantidades de chocolate, comportamento sexual compulsivo e mesmo a prática exagerada de esportes como correr, andar de bicicleta ou levantar peso são alterações comportamentais que acontecem graças à ativação repetitiva de circuitos cerebrais comuns àqueles estimulados quimicamente pelo uso de substâncias psicoativas.

A diferença é apenas quantitativa: a concentração de dopamina associada ao uso de droga é pelo menos duas a cinco vezes mais elevada do que a quantidade desse mediador do prazer liberada através dos comportamentos compulsivos citados. A semelhança fisiológica das modificações bioquímicas que ocorrem nos circuitos cerebrais dos portadores de distúrbios compulsivos e dos usuários de drogas psicoativas explica porque as compulsões comportamentais muitas vezes conduzem à dependência química. Explica, também, porque o uso abusivo de uma droga ou a repetição compulsiva de determinado comportamento abaixa o limiar para o desenvolvimento de outras dependências.” ~ Dr. Drauzio Varella

Existem medicamentos que bloqueiam o “barato” provocado por certas drogas e por certas desordens comportamentais de tal forma que não posso deixar de relacionar este mecanismo com o mecanismo por tráz do Enunciado da Descoberta, de Gary. E retirar a causa da interrupção do fluxo energético, causada pela descarga química que a compulsão desencadeia é o trunfo fundamental da EFT para tratar desses casos.

No caso do Reiki:

Não conheço (você conhece?) muitas abordagens que tratem a questão das compulsões de maneira tão direta (como o medicamento), em tratamento reiki em geral se age proporcionando um equilíbrio energético amplo ao cliente, que indiretamente pode atuar na sua compulsão, ou em outro aspecto do seu ser, isso é um tanto indeterminado…

Uma excessão a isso foi a Técnica Reiki de Resolução, destinada a resolver padrões emocionais específicos, criada por Libby Barnet e Maggie Chambers e descrita em seu excelente livro “Reiki Medicina Energética”:

“A Técnica Reiki de Resolução, nascida de nosso trabalho com indivíduos, grupos e nós mesmas, é um mode de usar a mente em bases de momento-a-momento em conjunto com auto-Reiki, como um meio proposital para curar a alma. “

As autoras indicam esta técnica como útil para reikianos, pois envolve a auto-aplicação. No meu caso, tenho utilizado na minha rotina de prática pessoal e tido ótimos resultados! Entretanto acho que a técnica poderia ser aplicado também no atendimento terapêutico convencional.  Infelizmente não tenho conhecimento de professores que estejam introduzindo esta técnica nos seus cursos, o que ajudaria sobre maneira a difusão e experimentação de campo.

Para quem queira pesquisar, fica aqui a dica do livro “Reiki Medicina Energética“, a Técnica de Resolução está no capitulo 3, boas leituras!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: