Descobrindo a sabedoria do corpo

A Consciência corporal é tida por muitas disciplinas e terapeutas como uma forma de autoconhecimento que propicia aumentar o conforto e performance do indivíduo em situações de stress, seja físico ou emocional.

Isto muitos terapeutas poderão confirmar, não há dúvida:

Quando as pessoas sentem-se ameaçadas ou desafiadas em qualquer forma, elas tipicamente contratem sua respiração, postura, movimento e atenção. Isso pode ocorrer de diferentes formas. Pode assumir a forma de endurecimento e contração como uma preparação para a força e esforço. Pode assumir a forma de enrijecimento e constrição em estado de choque. Pode assumir a forma de colapso e dormência. Ou uma combinação destes elementos. Esta contração do corpo pode ser visto em situações que variam desde os esportes e entrevistas de trabalho até à agressão e assim por diante.

Ao contrair-se o corpo reduz a eficácia e facilidade de movimentos. Agir em um estado de contração é como dirigir com o freio de mão puxado. As pessoas não podem funcionar eficazmente, e esta ineficácia reforça os seus sentimentos de que os desafios ou ameaças que estão enfrentando são mesmo difíceis ou esmagadores.

Além de apenas fisicamente interferir com o desempenho, a contração leva à alienação e separação de si mesmo, do corpo, do ambiente e de outras pessoas. Esta separação não só reduz a capacidade de ação efetiva, mas é também uma profunda ferida espiritual.

Contrariando a nossa resposta tensa que surge naturalmente, a ação é muito mais eficiente e eficaz quando a mente / corpo está livre e expansiva. ~ Paul Linden

No vídeo abaixo, Paul Linden demonstra como um estímulo externo pode ser uma ameaça ou não, dependendo de onde e como sua consciência reage a ele.

Anúncios
Comments
One Response to “Descobrindo a sabedoria do corpo”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Conscientização corporal: das 5 lições, escolha a mais indicada para o […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: