Plena Atenção e Compaixão

ssoosay's Simple Iphone Lock Screen Mindfulness Reminders

Neste artigo eu quero falar sobre Plena Atenção e Compaixão, que eu acredito que são dois componentes essenciais da prática do Reiki. Se estamos tratando os outros, trabalhando em nós mesmos, capacitando outros ou vivendo nossa vida com o Reiki, devemos crescer para encarnar os dois estados, a essência dos preceitos do Reiki.

Plena Atenção

De acordo com os estudantes sobreviventes de Usui Sensei, Mikao Usui introduziu seus alunos para a prática da atenção plena no nível de Primeiro Grau, e enfatizou isso mais no nível de Segundo Grau. De acordo com o Concise Oxford Dictionary (9 ª edição), ter plena atenção [mindfulness] é prestar atenção ou cuidado, ser consciente. Concientizar-se ou estar plenamente atento é estar consciente de seu momento presente. Você não está julgando, refletindo ou pensando. Você está simplesmente observando o momento em que você se encontra, plenamente consciente. Os momentos são como um sopro. Cada respiração é substituída pela próxima respiração. Você está lá com o único propósito de estar acordado e ciente do momento.

Assim, a atenção plena é um estado de viver o momento, de estar relaxado, calmo e totalmente engajado no que estamos fazendo. Plena Atenção é estar plenamente consciente do que está acontecendo agora e entregando-nos completamente a nossa tarefa, sem distração. Ao aprender a desfrutar e a estar no momento presente, podemos encontrar a paz dentro de nós mesmos.

Como os preceitos, a atenção plena é largamente associada com o budismo e é uma prática meditativa que não é reservada para sessões especiais de meditação: é uma prática que pode se abraçar como parte de sua vida diária e durante a realização de tarefas rotineiras e mundanas.

O melhor guia que eu encontrei para o uso da atenção plena, como parte da sua vida diária é o seguinte livro seguinte, escrito por Thich Nhat Hanh: “O Milagre da Atenção Plena” e eu recomendo que todos os praticantes de Reiki e professores obtenham uma cópia e pratiquem a plena atenção durante suas atividades diárias.

Eu acredito que os preceitos Mikao Usui estão todos relacionados com a atenção, e que, quando somos exortados pelos preceitos “só por hoje” livre-se da raiva da preocupação, estamos sendo orientados a existir, tanto quanto podemos, em um estado consciente. Perceba: a raiva e a preocupação são distrações, e se podemos permanecer no momento presente ao estarmos plenamente atentos, então não noas debruçaremos sobre o passado e vamos ficar nos debatendo com as coisas quando elas não vão do jeito que queríamos, também não vamos nos debruçar sobre o futuro, talvez nos preocupando com coisas que ainda não aconteceram. Podemos aprender a liberar as amarras com o passado e o futuro e apenas “ser” o agora,  e aceitando o momento, aprendendo a ser consciente dele.

Continua aqui http://www.reiki-evolution.co.uk/blog/?p=1248

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: